Como prometido pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, o Irã já começou a sofrer as “sérias consequências” após o ataque de ontem à embaixada britânica em Teerã.
Da BBC:
A Grã-Bretanha vai expulsar todos os diplomatas iranianos de seu território em resposta à invasão de sua embaixada em Teerã, anunciou nesta quarta-feira o chanceler britânico, William Hague.
A invasão da Embaixada britânica, por sua vez, decorre de uma nova rodada de sanções adotadas pela Grã-Bretanha contra o Irã, à luz de relatos de avanços no programa nuclear iraniano.Países ocidentais temem que o programa nuclear iraniano tenha como objetivo construir armas nucleares. Teerã alega, no entanto, que seu projeto tem fins pacíficos.Em meio ao impasse, cresce a pressão contra o Irã, e Hague ordenou, nesta quarta, o fechamento imediato da embaixada iraniana em Londres.Hague disse que as relações bilaterais entre Irã e Grã-Bretanha chegaram a seu nível mais baixo e que levará o assunto ao Conselho de Relações Exteriores da União Europeia.“Discutiremos esses eventos (a invasão da embaixada britânica) e novas ações necessárias diante da continuidade do Irã em perseguir um programa de armas nucleares”, declarou o chanceler.
O Irã já havia decidido expulsar o embaixador britânico de Teerã
A medida da Grã-Bretanha não é uma resposta só aos ataques de ontem. Na verdade, os britânicos se anteciparam ao Irã no “cospe aqui quem for mais homem”. No último domingo, o parlamento iraniano aprovou uma lei que obriga o seu governo a limitar ainda mais as relações diplomáticas com a Grã Bretanha e a expulsar do país o embaixador britânico.
A sessão dominical que foi entoada por gritos de “Morte à Inglaterra” deixou alguns parlamentares excitados:
“Esse plano deveria ser mais firme e mais forte contra o Reino Unido”,
“O ramo legislativo observa o comportamento do governo britânico, e esse é apenas o início do caminho”
”O governo britânico deveria entender que, se insistir em sua postura maldosa, o povo iraniano o socará na boca, exatamente como aconteceu com o ninho de espiões da América, antes de ser aprovado pelas autoridades”
No domingo, o parlamento iraniano decide expulsar o embaixador britânico de Teerã. Na terça-feira, estimulados pela sessão parlamentar dominical, um grupo de iranianos ataca a embaixada da Grã Bretanha em Teerã. Na quarta-feira, a Grã Bretanha expulsa o embaixador iraniano de Londres.
E amanahã tem mais. Líderes europeus se reunirão em Bruxelas para decidir sobre novas sanções contra o Irã.
Vamos ver até quando se estende esse piscar de olhos, essa língua molhando os lábios, esse cruzar de pernas…esse jogo de sedução entre Irã e o resto mundo. Tomara que demore bastante a irem para os “finalmentes”. O que é muito provável, já que a Rússia ainda não colocou o vestido nem a maquiagem; parece que ainda está na manicure.
Nenhum comentário:
Postar um comentário